domingo, 1 de outubro de 2017

FOTOGRAFIA AMBIENTAL- RESENHA SOBRE O DOCUMENTÁRIO UMA VERDADE INCONVENIENTE - UM AVISO GLOBAL

  
Grito de alerta 

O filme Uma verdade inconveniente - Al Gore - feito no formato documentário com 100 minutos de duração foi produzido nos Estados Unidos em 2006 com direção de Davis Guggenheim.  A obra visa alertar para a necessidade do uso racional da água e da reciclagem do lixo no planeta ressaltando a importância da conservação e a preservação da natureza. De modo geral o documentário analisa a questão do aquecimento global, a partir da perspectiva do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Ele apresenta uma série de dados para comprovar a correlação entre o comportamento humano e a emissão de gases na atmosfera. A obra busca promover a reflexão sobre a situação atual do clima terrestre e de como as pessoas, através de suas atitudes cotidianas, vem contribuindo, com o passar dos anos, com o processo de deterioração do planeta.
O ser humano está indiretamente aquecendo a terra. O homem modificou a atmosfera com a emissão de CO2. Os Estados Unidos é quem mais produz Dióxido de Carbono. Usa muito carvão para produzir energia elétrica. Segundo o documentário o planeta teve um aquecimento de 0,5 º grau nos últimos 100 anos e a tendência é que esse número dobre no próximo século. Pesquisas indicam que o aumento teve início com a revolução industrial. 
O filme diz que cientistas conseguem estudar através de experiências envolvendo árvores de florestas e matas,  corais no mar e verificar as mudanças climáticas que ocorreram ano a ano (meses mais secos e meses mais chuvosos).
O efeito estufa causado pelo Dióxido de Carbono liberado pelo homem na atmosfera tem provocado o aquecimento global que causa derretimento das geleiras proporcionando aumento no nível dos oceanos. Segundo o documentário isso pode provocar aumento no tamanho (altura) das ondas no mar, provocar mais furações e ventáveis.
1 grau por século parece pouco, mas se pensarmos no efeito em longo prazo pode chegar ao perigo de extinção.
O aquecimento provoca muitas mudanças no clima do planeta. Existem os que pensam e pregam que é exagero, que o CO2 liberado é bom para as flores e plantas, pois necessitam dele para a realização da fotossíntese, mas com o desmatamento causado pelo homem as árvores das florestas  não conseguem dar conta da quantidade de Dióxido de Carbono liberado na atmosfera provocado pelas ações do homem.
O documentário diz que mesmo com todos os estudos realizados ainda não é possível dizer ao certo o que irá acontecer, mas é certo que o aquecimento pode provocar danos terríveis e irreversíveis na naturezaA solução estaria na produção de energia renováveis como a energia solar, energia dos ventos (energia eólica), energia hídrica, energia geotérmica, energia das ondas e marés e energia da biomassa.
Mas fica a dúvida se estas energias conseguiriam produzir a mesma quantidade de energia produzida pelo carvão. Quantas catástrofes mais devem acontecer para que a sociedade acorde para essa realidade? Teremos tempo suficiente para esperar tal conscientização social? Os hábitos devem ser modificados, é necessário um freio ao capitalismo e um cuidado maior com o meio ambiente. O certo é que é inevitável encontrar logo outras fontes de energias e passar a usa-las para que possamos mudar a terra para todas as gerações futuras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário