terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ENSAIO: GATOS & GATOS - 2009/2

Este ensaio foi feito como trabalho final da disciplina de LUZ E FOTOGRAFIA do curso de Fotografia Instrumental. As fotos são de 16 gatinhos: 12 da minha vizinha e 4 meus.
O trabalho não foi fácil. Iniciei quando os filhotes de 4 gatas tinham um mês de vida e terminei quando eles completaram 3 meses.
As primeiras tentativas foram um fracasso total. Já as últimas ficaram melhores.
Ainda falta publicar algumas.



























sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TATHY POR TATHY



UMA PEQUENA APRESENTAÇÃO:

O despertador do celular grita: “é hora de levantar... são... sete horas”. Dedos tateiam sobre a mesa de cabeceira até que encontram o teclado do aparelho e o silencio retorna ao quarto de paredes e decoração cor de rosa, sua preferida.
Minutos depois, a frase ecoa pelo ar novamente: “é hora de levantar... são... sete horas... e cinco minutos”. Ela dá um tapa no telefone derrubando-o no chão. Vira para um lado, rola para o outro, só mais um minutinho pensa. De repente, a televisão liga no volume máximo. Ela se obriga a levantar para pegar o controle remoto que deixou sobre o aparelho. Volta para a cama, mesmo sabendo que está na hora de ir trabalhar. Espreguiça-se, boceja, tira um cochilo, acorda e olha o relógio e descobre que já está atrasada 30 minutos.
Assim começam todos os dias da estagiária de assessoria de imprensa e supervisora do censo 2010 Tatiana Oliveira da Silva.
Essa porto-alegrense já nasceu atrasada. É inimiga do relógio, vive correndo contra o tempo. Possui uma lista grande de desculpas e a utiliza diariamente em seus compromissos.
Seu dia é puxado. São oito horas no IBGE e mais 6 horas na coordenadoria de esportes da prefeitura municipal de Santo Antônio da Patrulha, cidade para onde se mudou os 13 anos com a mãe e seus cinco irmãos após a separação de seus pais.
Duas noites por semana, viaja para São Leopoldo. Motivo: curso de Jornalismo na UNISINOS. Almeja ser uma grande jornalista como seu ídolo Caco Barcellos. Sonho adquirido ainda na tenra infância quando assistia os tele-jornais com o pai. E quem sabe, ter uma revista de sucesso como a “Veja” e assim poder usar sua grande imaginação e criatividade, além do talento jornalístico.
O misterioso mundo dos comerciais e como as pessoas podiam estar dentro do aparelho de televisão falando com ela, sempre a fascinou. Não teve dúvidas na hora da escolha do curso no primeiro exame vestibular: Foi jornalismo como única opção. É claro que teve que usar uma de suas desculpas para conseguir entrar na sala da prova quando chegou atrasada: o Trânsito.
Colorada desde sempre, não perde nenhum jogo de seu time. Talvez seja por isso que considera o estágio na coordenadoria de esportes mais como diversão do que trabalho.
Todos os finais de semana tem campeonato de futebol e ela está lá fotografando e sendo assediada pelos jogadores, mas, como se considera a pessoa mais fiel do mundo, resiste a todas as tentações.
Como toda romântica sonhadora, possui sonhos possíveis e impossíveis de serem realizados, mas, não desiste de lutar por eles.
Para ela o amor é tudo. A solução para tudo no mundo. É uma discípula desse sentimento. O que, ás vezes, lhe trás sofrimento.
Considera-se amiga, caridosa e companheira, e como tal, está sempre ajudando alguém. Seja um parente em dificuldades financeiras, o namorado que está sempre enrolado em alguma situação que não consegue resolver sozinho ou mesmo as crianças do abrigo para o qual presta serviços voluntario.
Têm três sobrinhas e um sobrinho que considera como seus filhos, já que ainda não realizou o sonho de ser mãe. No momento esta organizando a festa de aniversário de sua sobrinha Mayná, já que os pais não estão com condições financeiras para isso.
Não vai a nenhum lugar sem, pelo menos dois dos seus quatro aparelhos celulares e sua máquina compacta digital. Aliás, considera-se uma amante da fotografia, paixão despertada em 2008 quando, quebrou um jejum de 8 anos de matrícula trancada, retornou a universidade para prosseguir com o curso de jornalismo parado desde 1999.
Possui um blog que utiliza como fotoblog onde posta algumas de suas fotografias. Seu sonho de consumo, no momento, é uma máquina Nikon 90 e montar um estúdio fotográfico. Mesmo não recebendo elogios e incentivos de seu professor de fotografia, Flávio Dutra, por quem tem grande admiração, ela insiste: quer ser fotógrafa além de jornalista e escritora.
Sonhadora, mas, lutadora, sabe que nada vem fácil na vida e o que conquistou até hoje foi com muita luta, assim, ela continua em busca da realização de seus sonhos e desejos mais secretos.
Seu lema: Devagar sim, desistir, nunca!

TATIANA OLIVEIRA DA SILVA

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SANTO ANTONIO, A FÉ NO SANTO CASAMENTEIRO



SANTO ANTÔNIO, A FÉ NO SANTO CASAMENTEIRO.

Popularmente dito com o santo protetor dos namorados e dos que buscam um casamento, Santo Antônio também é invocado como auxílio para encontrar coisas perdidas. Além disso, em alguns lugares ele é conhecido como o santo dos pobres e das mulheres que não podem conceber.
A imagem desse santo é sempre reproduzida com o Menino Jesus em seu colo, simbolizando que, até mesmo Nosso Senhor, ficava encantado ao ouvi-lo falar. É representado com um livro e lírios nas mãos. Sendo que o livro simboliza a palavra de Deus que ele divulgou por toda sua vida e os lírios são o símbolo da pureza, da consagração e da fidelidade aos ensinamentos de Deus.
Conheça um pouco da sua história de vida:
Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo nasceu na cidade de Lisboa (Portugal) no ano de 1195. Aos 15 anos ingressou na ordem dos Cônegos Regulares de São Vicente de Fora, procurando uma vida de isolamento.
Após dois anos foi para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde continuou mantendo-se isolado e realizou seus estudos. Possuía uma memória fantástica e muita facilidade para aprender.
Dez anos depois, conheceu e conviveu com alguns frades franciscanos cujo estilo de vida fundamentado na pobreza, simplicidade e amor total a todas as criaturas, transformou sua vida.
Em 1220, ingressou na ordem dos frades mendicantes de Coimbra onde recebeu o nome de frei Antônio. A partir do ano seguinte, já vivendo na Itália, começou a viajar pregando a palavra de Deus para multidões.
Ele acreditava que não havia sentido nas pregações se elas não fossem seguidas do exemplo.”Os únicos que pregam corretamente são aqueles que agem de acordo com as verdades que anunciam com seus lábios”.
O aspecto mais importante de sua história é o contínuo exemplo que ele nos deixou de amor ao próximo e da caridade para com os mais necessitados.
Frei Antônio faleceu no dia 13 de junho de 1231 em um pequeno convento em Arcella, na Itália.
Menos de um ano depois, o papa Gregório IX proclamou-o santo e fixou a sua data comemorativa no dia 13 de junho.

Nos dias atuais, Santo Antônio é muito recorrido pelos apaixonados e solitários, que, fazem inúmeros pedidos e simpatias para conseguir resolver seus problemas amorosos.
Abaixo algumas simpatias para quem estiver necessitando dessa ajudinha do Santo Casamenteiro.

NÓ DA ETERNIDADE:
Para agarrar de vez a pessoa que você tanto deseja, pegue uma fitinha do senhor do Bonfim e amarre em uma imagem de Santo Antônio, dando um nó bem forte diga o seguinte: “Que a força desses dois santos faça com que eu consiga ter para mim eternamente quem sempre sonhei (diga o nome da pessoa)”. Não deixe que ninguém, além de você, toque nesse santo e nunca conte a simpatia para ninguém.

CONSEGUIR UM AMOR:
Se você busca um amor ou não é correspondido, aproveite o dia 13 de junho para fazer essa simpatia: Em um copo virgem (sem uso) coloque água até a metade, e mergulhando de cabeça uma pequena imagem de Santo Antônio diga as seguintes palavras: “Meu Santo Antônio, te afogo nesse copo e só te tiro quando realizar meu desejo (faça o pedido)”. Assim que seu pedido for atendido retire a imagem do copo, a coloque em um local para devoção e acenda uma vela branca em agradecimento.

MAIS UMA DICA: aproveite esse período dos festejos do dia de Santo Antônio na cidade, para dar nós nas fitinhas da bandeira do santo fazendo um pedido para cada nó dado.
Escrever seu pedido em um papelzinho branco, dobrar e colocar aos pés de uma imagem do santo fazendo uma oração, também vale. Boa Sorte!
DURANTE OS DIAS QUE ANTECEDEM A FESTA DE SANTO ANTONIO, OS FESTEIROS ''PASSAM'' A BANDEIRA DO SANTO PELAS CASAS E COMERCIOS DA CIDADE. OS FIÉIS FAZEM PEDIDOS DANDO UM NÓZINHO EM UMA DAS FITINHAS DA BANDEIRA
TEM OS FIÉIS QUE POSSUEM EM CASA UM ALTAR PARA SEU SANTO DE DEVOÇÃO. ACENDEM VELAS, COLOCAM PAPÉIS COM PEDIDOS SOB A IMAGEM, ENFEITAM COM FITAS, ETC.TUDO EM NOME DA FÉ AO SANTO CASAMENTEIRO





IMAGEM DE SANTO ANTONIO PELEGRINO VINDA DE PORTUGAL. PASSA O ANO VISITANDO AS CIDADES QUE POSSUEM PARÓQUIA DE SANTO ANTONIO.


PROCISSÃO REUNE CENTENAS DE FIÉIS PELA MANHÃ DO DIA DE SANTO ANTONIO














SANTO ANTONIO, A FÉ NO SANTO CASAMENTEIRO

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO DA PATRULHA

ESTUDANTES PORTUGUES DE AÇORES PORTUGAL VISITA EM 13 DE JUNHO DE 2009
ESTUDANTES PORTUGUESES COM SEUS PROFESSORES E GUIA TURÍSTICA DADA




BENÇÃO AOS CAVALEIROS APÓS CAVALHADAS, 13 DE JUNHO DE 2009


PROCISSÃO DE SANTO ANTONIO PELA MANHÃ DO DIA 13 DE JUNHO DE 2009



























domingo, 20 de junho de 2010

PROCISSÃO DAS FRUTAS


Procissão das frutas foi um ensaio que fiz para o final da cadeira de luz e fotografia do curso de fotografia instrumental da Unisinos em 2009/2.
A foto parece simples, mas deu trabalho. Começando por encontrar a inspiração. Foi muito difícil chegar à ideia de uma procissão de frutas partindo de três palavras estipuladas pelo professor.
Frutas caídas, textura e tribos.

Depois de varias tentativas surgiu à ideia da procissão. Pois, alem de ter que haver relação com as três palavras, a foto tinha que mostrar o uso da luz na fotografia.




sábado, 6 de março de 2010

MAIS BELEZAS DO BALNEÁRIO LAGOA DOS BARROS

ÁGUAS CALMAS, NENHUM VENTO, MOMENTO RARO NA LAGOA DOS BARROS


ASSIM COMO VER AS ÁGUAS DA LAGOA CALMAS É RARO, TAMBÉM
É RARO VER UM TRATOR "TRABALHANDO" A BEIRA DE UMA LAGOA


COMUM CÉU COM NUVENS SOBRE A LAGOA,MAS, ROSA SÓ NA VÉSPERA DE UM DIA QUENTE E ENSOLARADO.O DOMINGO DE SEMI-FINAIS DO LAGOANO PROMETE!

ÁGUAS CALMAS, AREIA, GRAMA,ARBUSTO E O HOMEM
COM SUA MÁQUINA.TUDO EM PLENA HARMONIA

EMQUANTO ISSO....A MENINA E SEU CÃO PASSEIAM


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MAIS FOTOS DO BALNEÁRIO LAGOA DOS BARROS

EU, ILUMINADA
LUKIEL DANDO UMA DE SURFISTA
TEM ATÉ JET SKY NA LAGOA
EU, ILUMINADA 2

domingo, 14 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010